Pelo Brasil: em rodada de clássicos, Cruzeiro bate Galo e Fla vence Bota

Muita rivalidade, jogos pegados e alguns erros de arbitragem caracterizaram a rodada de clássicos no fim de semana. No campeonato carioca, o Flamengo enfrentou o Botafogo no estádio Nilton Santos e levou a melhor sobre o rival mais uma vez. O gol foi marcado pelo zagueiro Rhodolfo, em posição de impedimento, ainda no início do jogo. A partida ficou marcada pela expulsão de Vinicius Júnior. No fim, vitória rubro-negra: um a zero. Em Xerém, o Fluminense venceu o Volta Redonda por dois a um. Os três pontos deixaram o Tricolor na liderança do grupo B. Já no estádio Kleber de Andrade, no Espírito Santo, Vasco e Boavista fizeram uma partida eletrizante. Depois de sair atrás no placar, o Gigante da Colina virou a partida e garantiu o triunfo: quatro a três.

Em São Paulo, igualdade no clássico alvinegro. Santos e Corinthians jogaram para mais de 37 mil presentes no Pacaembu. Com chances claras para os dois lados, o Timão saiu na frente aos 19 minutos da primeira etapa: gol de Renê Júnior. O Peixe lutou, e aos 41 minutos da segunda etapa, o jovem atacante Diogo Vitor, que havia acabado de entrar, deixou tudo igual e deu números finais à partida: um a um. Após o jogo, provocações e reclamação dos santistas por um pênalti não marcado. No interior paulista, recuperação tricolor. Com o gol da vitória nos minutos finais, o São Paulo bateu o Linense por dois a um e voltou a vencer após três partidas.

Alegria azul em Minas Gerais. No maior clássico do estado, Atlético Mineiro e Cruzeiro se enfrentaram no Independência e o líder absoluto do campeonato não tremeu diante do rival. Raniel marcou o único gol da partida, que garantiu a Raposa na liderança do estadual: Atlético Mineiro zero, Cruzeiro um.

Surpresa na primeira rodada do segundo turno do campeonato paranaense. O Coritiba perdeu para o Maringá por três a zero no Couto Pereira. Cianorte e Paraná empataram em dois a dois. Já o Atlético Paranaense derrotou o União por um a zero.

No Catarinense, vitória do visitante no clássico. O Avaí foi até Joinville e venceu o JEC por dois a zero. O Criciúma foi com tudo para cima do Concórdia e goleou por cinco a dois, mesmo fora de casa. Inter de Lages e Chapecoense não saíram do zero a zero, mesmo placar de Figueirense e Tubarão.

Fechando o giro pelos estaduais, festa das maiores torcidas no Gauchão. O Internacional atropelou o São José no Beira-Rio por quatro a zero. Já o Grêmio foi até o Alfredo Jaconi e bateu o Juventude por dois a zero, gols de Madson e Jael.

A bola continua rolando nesta segunda-feira (5). O Palmeiras encara o São Caetano, no Allianz Parque, às oito e meia da noite.

Da Agência do Rádio Mais / por Raphael Costa